Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de 2025

Proibição do pastorado feminino? - I Timóteo 2:12

Proibição do pastorado feminino? Será que as proibições de Paulo, dirigidas a Timóteo, registadas em I Timóteo 2:12 significam que a mulher não pode exercer o ministério pastoral? Por outras palavras, será que, ao dizer " Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. ", Paulo está a proibir a mulher de ser pastora? Como facilmente se percebe, o texto de Paulo não proíbe expressa e literalmente o pastorado feminino, uma vez que nem sequer esse ministério ou "ofício", como alguns o chamam, é referido. Em vez disso, refere-se a três atividades (o ensino, o exercício de autoridade e o manter-se em silêncio), sendo as duas primeiras identificadas, por alguns, como fazendo parte do conteúdo funcional do ministério pastoral [1]. Com base neste ponto de vista, a proibição para o ministério pastoral feminino, ainda que não esteja literalmente expressa, está subjacente e subentendida, advogam.

"Mulheres na Igreja: Uma Perspectiva Bíblica" - Opinião

O artigo da autoria de  Filipe Samuel Nunes , publicado na revista Makhaira  - Edição Especial de Abril de 2025, com o título "Mulheres na Igreja: Uma Perspectiva Bíblica" foi-me referenciado, por uma pessoa amiga, para partilha da minha opinião, a qual expresso no presente texto. Peço antecipadamente perdão pelas várias referências que faço a artigos que escrevi anteriormente, mas parece-me que poderão ser úteis na explanação da minha opinião sobre o artigo em referência.

"Não há pastoras, no Novo Testamento!"

"Não há pastoras, no Novo Testamento!", vociferam os antagonistas da consagração de mulheres ao ministério pastoral. De facto, no sentido em que o termo "pastora" (grego poimen , mas no feminino) não surge no Novo Testamento, têm razão. Ou seja, a palavra "pastor" nunca surge, no feminino, no Novo Testamento. Quem usa esta ausência do termo, como bandeira da sua militância contra o pastorado feminino, usa-a meramente como um símbolo, uma evidência e não como fundamentação teológica para a sua posição. É, no fundo, uma declaração simplista, populista e até ridicularizante que, não servindo como fundamento da causa, parece, de algum modo, resumi-la. A declaração de que não existem pastoras no Novo Testamento é de natureza superficial, procura defletir a discussão do seu real cerne e menospreza a investigação honesta do registo bíblico. Durante muito tempo, considerei que o mais razoável a fazer com semelhante "argumentação" era simplesmente descart...

As mulheres estejam caladas na igreja... - I Coríntios 14:34

No capítulo 14 da primeira carta de Paulo aos Coríntios, é feita uma comparação entre dois dons: o da profecia e o de falar em línguas. Pelo que percebemos da leitura deste capítulo, Paulo tinha duas grandes preocupações: 1) A prioridade, no exercício dos dons espirituais, deveria estar na edificação da igreja, pelo que tudo deveria ser feito de modo que fosse inteligível. 2) Quando a igreja se reunia, tudo deveria ver feito com ordem e decência, sem atropelos e com respeito mútuo.


Livros