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Evolução vs Deus

A fé cega na teoria da evolução, não só vai contra os mais elementares pressupostos do método científico, como se apresenta como uma crença mais ilógica do que a possibilidade da existência de um Criador.

Lei de Murphy

O aforismo conhecido como Lei de Murphy afirma que tudo o que puder correr mal, irá correr mal – e há quem acrescente, ainda – da pior maneira possível e no pior momento possível . Todos nós sabemos o que isto significa, desde as situações mais inócuas, como a torrada que cai sempre com a manteiga virada para o chão; até às mais trágicas, como doenças e perdas de emprego que parecem combinar para acontecerem ao mesmo tempo; passando por outras, menos graves mas não menos reais, como a forma solidária como todos os eletrodomésticos da casa avariam no mesmo mês. O nosso povo já dizia, muito antes da Lei de Murphy, “uma desgraça nunca vem só” e “não há duas sem três”. Apesar do tom fatalista e dos elementos de superstição contidos nestes provérbios, a realidade é que existem momentos em que “parece que o mundo inteiro se uniu p’ra me tramar”. São momentos em que alguns dos nossos maiores temores abatem-se sobre nós: agrava-se a saúde, deterioram-se relacionamentos, perde-se o empre

Consagração feminina ao pastorado I Timóteo 2:11-15 - Uma segunda reação comentada

O Tiago Oliveira apresentou algumas notas no seu blog do Facebook ( https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=358647034254376&id=152417248210690 ) em resposta aos meus últimos comentários ( Consagração feminina ao pastorado - I Timóteo 2:11-15 - Uma resposta comentada ), as quais reproduzo aqui, com a sua permissão, intercaladas com as minhas observações.   Caro Tiago, Concordo em relação à utilidade deste tipo de diálogo, não só pela exposição das nossas posições e ideias, mas também porque considero ser um exercício útil a capacidade de manter o tom da nossa conversa num domínio de respeito e consideração mútuas. Por vezes, este tipo de assuntos suscita reações tão viscerais que se perdem complemente as condições mínimas para a continuação do debate. Assumem-se posições extremas, confundem-se ideias com pessoas, pressupõem-se agendas ocultas e fica completamente inquinado o ambiente para a conversa. Penso que quem nos lê, pode perceber que acreditamos firmemente es

Consagração feminina ao pastorado - I Timóteo 2:11-15 - Uma resposta comentada

O meu amigo e colega Tiago Oliveira publicou no seu Blog no Facebook (https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=356813587771054&id=152417248210690) uma resposta ao meu artigo anterior "Consagração feminina ao ministério pastoral - I Timóteo 2:11-15". Com a sua permissão, republico-o aqui (a azul), intercalado com os meus próprios comentários. Espero que este diálogo ajude a abrir canais de comunicação sobre o tema. 1 Timóteo 2:11-15 - Uma resposta Caro Rúben Couto, escrevo em resposta ao teu texto acerca da consagração feminina ao pastorado com base em 1 Timóteo 2:11-15. http://vidaemabundancia.blogspot.pt/2013/04/consagracao-feminina-ao-pastorado-i.html . Em primeiro lugar, devo louvar o texto pela tua atitude. Pela primeira vez tenho o prazer de ler um texto sério de alguém com quem discordo mas que revela a postura correcta que todos deveríamos manter ao discutir qualquer assunto. Em segundo lugar, louvo o facto de procurares discutir o assunto no plano

Sacramentalismo - os atos que conferem graça...

O sacramentalismo é um sistema de crenças que defende que a realização de determinados atos religiosos confere a graça de Deus à pessoa que participa nesses atos. A Igreja Católica Romana, por exemplo, defende um sistema sacramental mediante o qual a própria salvação só é conferida com a realização de determinados sacramentos. Aquela igreja celebra sete sacramentos, que são: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimónio. Segundo a sua doutrina, todos os sacramentos estão ordenados para a Eucaristia como para o seu fim (S. Tomás de Aquino). Na eucaristia, renova-se o mistério pascal de Cristo, atualizando e renovando assim a salvação da humanidade. Segundo a doutrina Católica Romana, o sacramento católico é um ato ritual destinado aos fiéis, para receberem a graça de Deus, e destinado também a conferir sacralidade a certos momentos e situações da vida cristã; os sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo e conf

Culto racional

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1 Neste texto, Paulo pede que os crentes em Roma apresentem os seus corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, explicando que essa apresentação é o nosso culto racional. Sacrifício é, normalmente, associado à ideia de algo que nos custa ou que é de difícil execução. Num episódio interessante registado em 2 Samuel 24, David pretendia comprar um terreno para erguer um altar ao Senhor. Quando falou com o dono da terra que logo a ofereceu a David, este respondeu: “Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada.” (2 Samuel 24:24). É, portanto, a noção de que algo nos é especialmente caro ou custoso que determina um ato sacrificial, essencialmente, como uma entrega ou rendição. Paulo, porém, ensina-nos que este ato de rendição a Deu