11/04/2006

Exuberante!

Hoje em dia, não é popular exibir a Fé. Cada vez mais, fé, particularmente a Cristã, é tabu. É objecto de censura, de restrições, de críticas, de julgamento, enfim, de perseguição.

Por outro lado, outras "fés" não só são encorajadas, como é crescente a publicidade gratuita de que gozam, independentemente dos seus resultados práticos na vida dos seus fiéis...

Além disso, todo o tipo de ideologia pró-libertinagem, pró-imoralidade, pró-obscurantismo, pró-misticismo e pró-egocentrismo, grassa e avassala a nossa vida pessoal e comunitária! Tudo isso, precisa estar e ser bem visível e exposto! É preciso ultrapassar todas essas fobias que nos impedem de viver livremente estes estilos de vida destruidores, sem felicidade e escuros.

Mas, se alguém ousa expressar livremente, expontaneamente, exuberantemente até, a sua fé cristã, é um fanático fundamentalista e exibicionista...

Vulnerabilidade

Os momentos em que estamos mais receptivos à acção de Deus são aqueles em que, pelas circunstâncias da vida, nos encontramos mais vulneráveis e fragilizados.

No entanto, nós detestamos estes momentos. Detestamo-los porque sofremos e porque nunca queremos estar vulneráveis e dependentes. Por isso, assim que conseguimos, "fechamo-nos" e recuperamos a nossa auto-suficiência. Consequentemente, fechamo-nos para Deus e para o que Ele pode e quer fazer na nossa vida.

O segredo é aproveitar esta "janela de oportunidade", em que estamos vulneráveis, para nos entregarmos, verdadeiramente, nas mãos d'Ele!

Cristãos?

O que leva alguém a dizer que é Cristão?

Para muitos, a razão prende-se com o facto de terem nascido numa família que já se dizia cristã. Para outros, "cristão" é quase sinónimo de "ocidental". Por isso, se nasceram no "mundo ocidental", são "cristãos". Para outros, ser "cristão" é pertencer a uma igreja que se afirma cristã.

Quantos se designam "cristãos" por serem efectivos seguidores e imitadores de Jesus Cristo?