Espiritualmente abusados

Olá!

Cada dia que passa, encontro mais pessoas que sofreram (ou estão a sofrer) experiências negativas no seio da igreja onde pertenciam (ou pertencem).

Além serem confrontados com situações de dualidade de critérios e julgamentos pessoais (do tipo: faz o que te digo, mas não faças o que eu faço), encontram-se, muitas vezes, enredados em autênticas ciladas montadas pela próprio liderança. Autoritarismo, manipulação, chantagem, prepotência e outras atitudes da mesmo ordem de valor, grassam por entre inúmeras igrejas e grupos religiosos.

Algumas dessas igrejas já se habituaram de tal forma a todo o tipo de abuso espiritual, que se tornou algo normal e até (imagine-se) desejado!

A Palavra de Deus condena estas práticas e atitudes. São inúmeros os textos bíblicos que promovem uma liderança saudável, equilibrada e amorosa (num outro momento, poderei referir-me a alguns deles...).

Encontrei um site que pode ajudar (muitos outros existirão, com certeza): http://www.safeinchurch.org/

Que Deus traga cura à tua vida!!!

Comentários

  1. Cada vez conheço mais pessoas que foram feridas no seio da Igreja, no lugar onde deveriam sentir braços abertos, amor, cura.

    Deus tenha misericórdia.

    ResponderEliminar
  2. Sim, como disse um autor conhecido: "Crente, apesar da Igreja." Mas certamente que esta não é a Igreja de Jesus Cristo, mas sim a igreja de homens.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Em inúmeros momentos da minha vida senti que grande parte da minha tragédia pessoal passou pela responsabilidade dos líderes das igrejas por onde passei. No entanto, quando deixo Deus sondar meu coração e me revelar um pouco daquilo que Ele vê, reconheço meu pecado, minhas falhas, meus erros...e lembro-me que se existisse uma igreja perfeita e eu fosse para lá...a partir desse momento ela deixaria de ser perfeita.

    ResponderEliminar
  4. Realmente as Igrejas não são nem serão perfeitas, mas cabe-nos a nós torná-la cada vez mais um lugar de cura, e não especialmente da física!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Gostei mesmo muito do seu blog e queria tê-lo nos meus links. Se não se importar vá linka-lo ao páginas amar-ela na categoria da sua preferência. O páginas é o meu directorio pessoal de blogs.
    Um abraço no amor de Jesus,

    Daniela

    ResponderEliminar
  6. O púlpito não deve ser um lugar para lavar roupa suja, mas sim para pregar o envagelho! Um coisa é o Senhor falar aos corações através da Sua palavra, outra coisa é os homens querem fazer o papel de Deus e manipularem as pessoas à sua vontade.
    Um abraço no amor do Senhor,
    Daniela

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Com atenção li todos os comentários aqui escritos!
    É com uma certa tristeza que venho concordar com o facto de que em diversas igrejas existem pedras de tropeço...é algo que também eu tenho verificado na minha igreja.
    Mas sabe? tenho dedicado algum tempo de meditação e oração a este facto.
    Raras são as vezes em que existe solução para a falha de alguém, a não ser que a pessoa em questão a assuma com humildade perante Deus e Lhe peça com sinceridade de coração para que em nome de Jesus a ajude a corrigir-se!
    E tenho-me perguntado... quantas são as vezes que olhamos para os defeitos dos outros com comprenção? Pois todos nós temos as nossas falhas...
    E se cada vez que reparamos no defeito de um irmão, orassemos Ao Pai para que o abençoasse?
    Muitas são as falhas de outrem, perante as quais é dificilimo não nos irarmos... mas será que nunca ninguem se irou perante uma falha nossa?

    Que Deus abençõe a todos em Nome do Senhor Jesus Cristo

    Também tenho um Blog que gostaria de partilhar:

    omundoabibliaeeu.blospot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário