Corta a corda!!!

Einstens Dantas

Esta é a história de um alpinista que sempre procurava superar mais e mais desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o monte Aconcágua. Ele queria a glória somente para si e resolveu então escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que não seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.

Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde. Porém ele não se tinha preparado para acampar e resolveu continuar a escalada, decidido a atingir o topo. Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais ver um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada.

Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia Lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens. Subindo por uma "parede", a apenas 100 metros do topo, ele escorregou e caiu... Caía a uma velocidade vertiginosa. Somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na escuridão. Sentia apenas uma terrível sensação de estar sendo sugado pela força da gravidade.

Ele continuava caindo e, nesses angustiantes momentos, passaram pela sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já tinha vivido, na sua vida. De repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu ao meio ... shack! Como todo o alpinista experimentado, ele tinha cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou na sua cintura.

Nesses momentos de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não restou mais nada além de gritar: - Oh, meu Deus! Ajude-me! De repente uma voz grave e profunda respondeu: - O que queres de Mim, meu filho ? - Salva-me, meu Deus, por favor! - Realmente acreditas que Eu possa te salvar ? - Eu tenho certeza, meu Deus. - Então corta a corda que te mantém pendurado...

Houve um momento de silêncio e reflexão. O alpinista agarrou-se mais ainda à corda e pensou que se largasse a corda morreria... Conta o pessoal de resgate que, no dia seguinte, encontraram o alpinista congelado, morto, agarrado com as duas mãos a uma corda ... a não mais de dois metros do chão.

E tu... ??? Estás a segurar a corda... ???

Não leias esta história somente num sentido poético e meditativo. Vai para além disso e considera:
- As cordas que tens amarrado ao longo da tua vida, estão a proteger-te de cair ou a amarrar-te, impedindo a tua libertação?
- Já chegaste ao ponto em que estás "pendurado", sem que as mãos, nem os pés, consigam sequer tocar nas rochas que escalavas?
- Quando ouves a voz que diz: "Corta a corda!", dispões-te à vulnerabilidade e dependência de uma entrega completa nas mãos de Deus ou agarras-te com mais força à corda?

Comentários